MUJER SÁBIÁ FEST surgiu para cumprir uma função essencial na sensibilização e formação da cena artística que aborda os diálogos com latino americanas e latino americanos, numa identidade inerente, desde nossas histórias em comum que produzirão miscigenação cultural, de influência africana, europeia e dos povos ameríndios. Sendo as línguas português e espanhol a aparente barreira.
Tomando como principal responsabilidade conceber espaços que quebrem essas barreiras e gerem o reconhecimento das mulheres brasileiras e suas pares migrantes no Brasil, deste modo liderando esse processo, para que seus públicos cativos e amplos possam amplificar essa mensagem de união e ancestralidade compartilhada.
Dentro da sua natureza multidisciplinar, MUJER SÁBIÁ FEST apresentará shows online agregado de bate papos e depoimentos, que estarão acompanhados de uma cenografia bordada a mão por uma artista plástica brasileira, Ana Luiza Maisonnave, com temas do pássaro sabiá, unindo cantoras que se destacam pelo alcance, projeção, originalidade e diálogo no eixo Brasil-América Latina.
A diversidade das participantes promove um alcance relevante de diferentes nichos que consomem música brasileira, latino americana, e que procuram sobretudo engajar conteúdos e mensagens que manifestam reconhecimento dentro de um lugar de fala (mulher, LGTBQIA+, afro latinidade).
A idealização e curadoria é da cantora e compositora peruana residente em São Paulo, Martha Galdos. Com onze anos de trajetória, e um primeiro disco lançado (Respiraré, 2016) e um segundo em processo, ela traz uma pesquisa artística e projeto de vida baseado em visibilizar as pontes entre o eixo Brasil-Peru como coluna dentro da história, cultura e música latino americana.